COMO A MANUTENÇÃO DE ÁREAS VERDES PODE MELHORAR O BEM ESTAR COLETIVO

Cuidar do ambiente também é cuidar das pessoas. Confira como a manutenção das áreas verdes pode trazer impactos positivos para a sua empresa!

Publicado originalmente em 31 de julho de 2018

Regiões mais arborizadas aumentam a qualidade de vida: conviver com ambientes arborizados diminui a chance de algumas doenças crônicas, aumenta a expectativa de vida e afeta o bem-estar coletivo. Por isso, investir na manutenção de áreas verdes é uma estratégia que afeta diretamente a qualidade de vida de colaboradores, visitantes e clientes, independente do setor de atuação.

Confira a seguir três pontos positivos de ter uma equipe de jardinagem responsável pelas áreas verdes da sua empresa:

Saúde

A manutenção das áreas de jardim exige um processo constante de limpeza, corte de grama, poda de árvores e arbustos, controle de pragas, etc. Com isso, o ambiente fica mais limpo, livre de roedores e insetos, o que afeta e melhora diretamente a saúde das pessoas no local. Alguns animais que podem causar doenças, como ratos e alguns tipos de mosquitos, também são evitados com essa abordagem. Além disso, a presença de vegetação aumenta a qualidade do ar, diminuindo a incidência de problemas respiratórios relacionados à poluição.

Estética

Com jardinagem profissional, o paisagismo também gera um ganho para a empresa. Utilizando folhagens e, em alguns casos, flores adequadas ao local, o ambiente ganha uma aparência agradável e que demonstra cuidado e qualidade. Essas duas características ajudam a melhorar a imagem da empresa, mudando o modo como a marca é percebida tanto pelos colaboradores quanto pelos clientes e possíveis parceiros. O paisagismo pode agregar sentimentos positivos ao ambiente, reforçando posicionamentos da marca e utilizando conceitos de marketing sensorial.

Conscientização

Ambientes limpos e organizados incentivam um comportamento alinhado das pessoas que circulam por eles. Canteiros sujos ou com mato alto pode acabar se tornando pontos de descarte de lixo. Por outro lado, jardins bem cuidados colaboram para a conscientização coletiva e conservação do local.

Experiência G4S

Desde 2017, a G4S adotou o canteiro em frente à sua unidade na Rua Rui Barbosa, em São Paulo. Com o trabalho de uma equipe capacitada de colaboradores, unindo gestores, operacional e profissionais de engenharia agronômica e contando com o apoio da Subprefeitura da Sé e de moradores e lojistas da região, o canteiro se transformou de um ponto de acúmulo de lixo e roedores em um local arborizado, limpo e agradável.