CANTEIRO DE OBRAS: PORQUE INVESTIR EM SEGURANÇA

Estruturas temporárias montadas para o canteiro de obras podem apresentar vulnerabilidades específicas. Veja como uma empresa de segurança pode ajudar!
novos-canteiros

Publicado originalmente em 24 de abril de 2018

Seja durante uma construção, uma expansão ou mesmo uma reforma, a estrutura de um canteiro de obras expõe o empreendimento a riscos. Considerando perdas possíveis e valores agregados, as principais ocorrências são pequenos furtos e a possibilidade de acidentes internos com veículos. Assim, é importante realizar um levantamento das vulnerabilidades e definir um orçamento a ser investido em segurança. Apostar nisso pode, inclusive, evitar surpresas desagradáveis que afetem o prazo de entrega da obra.

Para essa definição, é preciso que o gestor da obra compreenda quais as possibilidades e responsabilidades de uma empresa de segurança nessa operação. É indispensável implantar projetos realistas e flexíveis, que possam atuar nas várias fases da obra e de acordo com a necessidade de cada momento. Veja a seguir alguns tópicos a levar em consideração para garantir a segurança de um canteiro de obras!

Compreender os riscos

Por se tratarem de estruturas temporárias, é comum que os canteiros tenham instalações de tapume com fechaduras precárias. Com isso, o risco de pequenos furtos aumenta. Entre os itens mais visados estão materiais e equipamentos de construção civil, objetos pessoais dos funcionários e até mesmo peças e combustível de veículos e máquinas estacionados no local. Em obras mais complexas, é possível também que o canteiro tenha áreas administrativas. Computadores, telefones e impressoras também podem ser alvo de roubos. Outro risco é a possibilidade de atropelamentos e acidentes com a circulação interna de veículos.

É papel da empresa de segurança compreender os detalhes do espaço e, com isso, as necessidades da segurança. A partir desse levantamento, será possível propor um plano de ação realista e adequado para a situação.

A função da empresa de segurança no canteiro de obras

Em canteiros de obra, a principal atuação de uma empresa de segurança é no controle de acesso e de fluxo de pessoas e veículos. O procedimento adotado pelos profissionais no local varia de acordo com as dimensões e riscos agregados a cada obra. Sua ação pode incluir a revista de pessoas e bolsas na entrada e saída, o controle e registro de veículos, a conferência de crachás de autorização, rondas periódicas, checagem de trancas, etc.

A presença do vigilante no local é parte de uma série de ações que têm como objetivo evitar ocorrências. O dever desse profissional é estar ciente e comprometido com todo o processo de segurança definido no planejamento. Ele deve se certificar de que ele seja totalmente cumprido. Isso envolve, por exemplo, garantir que as rondas sejam realizadas nos horários corretos e que apenas pessoas autorizadas entrem ou saiam do canteiro.