3 MOTIVOS PARA TERCEIRIZAR O CFTV DA SUA EMPRESA

Embora pareça trazer mais controle, o monitoramento interno pode não ser a melhor opção. Confira motivos para terceirizar o CFTV!

Publicado originalmente em 10 de abril de 2018

Para diminuir o risco de arrombamentos e furtos e permitir uma ação de resposta ágil em ocorrências, contar com um sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) é essencial. Principalmente para o varejo, a necessidade de monitoramento contínuo ajuda a evitar perdas e a identificar comportamentos suspeitos. Em muitos casos, a preocupação com esse aspecto da segurança é tão grande que a loja ou empresa investe em um sistema de CFTV interno, mantido por uma equipe própria.

Embora à primeira vista essa pareça uma boa prática, os resultados obtidos por uma empresa terceirizada podem proporcionar um monitoramento mais completo, seguro e eficiente, ainda que à distância. Confira a seguir 3 motivos para apostar em um sistema terceirizado de CFTV:

Estrutura imbatível

Ao contratar uma empresa especializada, que tenha o monitoramento em seu core business, o local tem à disposição uma estrutura difícil de replicar de forma autônoma. Considerando o acesso à tecnologia, a quantidade de profissionais treinados e a inteligência por trás de cada projeto, uma empresa terceirizada pode ajudar, inclusive, a encontrar a melhor solução integrada para cada caso. É possível, por exemplo, integrar imagens e alarmes, estabelecer rondas virtuais e utilizar câmeras inteligentes.

Equipe especializada e processos estruturados

Processos e planos de ação em caso de ocorrências devem ser definidos previamente e os profissionais envolvidos devem estar treinados e cientes de cada etapa. Isto é fundamental para o sucesso da operação. Para evitar falhas humanas relacionadas ao cansaço dos olhos, é importante considerar pausas programadas e substituir o profissional durante esse período. Dificilmente é possível se organizar dessa forma com uma equipe interna ao longo das 12 horas de funcionamento de uma loja, por exemplo. Terceirizando, o estabelecimento não tem apenas as imagens, mas todo o processo de análise, organização e monitoramento, com monitoria 24h e sem sobrecarga aos profissionais.

Mais controle, sem comprometer o seu tempo

Uma central de monitoramento terceirizada permite ao gestor maior controle das ocorrências, sem comprometer totalmente seu tempo. Ao contrário do que aconteceria ao coordenar uma equipe interna, ao terceirizar o CFTV o gestor pode estar ciente de todos os disparos de alarmes, ocorrências registradas em câmeras e ações de resposta realizadas, sem interromper seu trabalho para checar alarmes falsos e coordenar o time de monitoramento. Com informações otimizadas e relatórios periódicos por parte da terceirizada, será possível ter uma visão geral e técnica da segurança, sem deixar de lado a administração do negócio.