AUTOMAÇÃO COMO RECURSO ESSENCIAL DE INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIAo

A tecnologia pode auxiliar empresas a assegurar um ambiente acessível e amigável para pessoas com deficiência. Confira!
automacao

Publicado originalmente em 03 de outubro de 2017

A automação predial tem inúmeros benefícios para uma empresa. Sistemas automatizados aumentam a produtividade, reduzem desperdícios e garantem mais segurança. Quando utilizada para adequar espaços para pessoas com deficiências, automação vira sinônimo de inclusão para pessoas com deficiência.

Sendo assim, investir em sistemas inteligentes, em que vários processos podem ser integrados em prol das necessidades de todos, deve ser a meta de qualquer empreendimento. Selecionamos algumas tecnologias que podem levar mais conforto e segurança às pessoas com deficiências:

Elevadores inteligentes

Um sistema inteligente que integra os controles de acesso ao acionamento dos elevadores permite que estes sejam automaticamente chamados para o térreo, assim que um cadeirante é identificado na portinhola eletrônica. O elevador também é programado, nestes casos, para deixar a porta aberta por mais tempo, permitindo que o usuário tenha tempo de entrar com tranquilidade.

Avisos sonoros e visuais

Sistemas multimídia sincronizam sons com imagens, gerando mensagens de áudio e imagens/texto transmitidos por monitores e alto-falantes simultaneamente. Isso mantém portadores de deficiência visual ou auditiva informados sobre avisos e procedimentos de emergência.

Botão de pânico

Um colaborador pode fazer uso de um botão de pânico portátil. Em qualquer situação de emergência, dentro da empresa, basta acioná-lo para ser socorrido.

Independentemente da tecnologia…

Um vigilante será sempre a pessoa a ser procurada para um pedido de ajuda. É importante que ele seja treinado a agir e dar apoio antes mesmo que esse pedido chegue. Seja encaminhando a pessoa para o elevador, liberando acessos ou até mesmo garantindo que pessoas com deficiências ocupem os lugares especialmente dedicados a eles.