VOCÊ SABE TUDO SOBRE FACILITY MANAGEMENT? (PARTE I)

Atividades que zelam por essas instalações, como limpeza, manutenção predial ou portaria, por exemplo, são conhecidos como serviços de facilities. Quem gerencia a equipe e atua para coordenar esses processos é o facility manager.

Até os anos 70, as organizações costumavam ter sua própria equipe de facilities. Porém o próprio mercado percebeu que essa é uma atividade complexa e que demanda constante aprimoramento e novas tecnologias em áreas que não são de sua especialidade: afinal, quem dirige uma escola, por exemplo, não tem tempo para se atualizar sobre técnicas de limpeza profissional.

A solução foi terceirizar essas atividades por meio da contratação de empresas especializadas em facility management (gerenciamento de facilities).

Esse movimento melhorou muito a qualidade dos serviços, liberando os gestores das instituições para focar em sua atividade principal, enquanto delegavam às empresas de facility management o planejamento das operações e a contratação e coordenação das equipes. Esse processo trouxe benefícios adicionais:

• Agilidade – a equipe pode aumentar ou diminuir em questão de dias, dependendo da necessidade dos clientes.
  • Reposição imediata para suprir ausência na equipe
  • Profissionais em constante treinamento
  • Diversidade de serviços oferecidos
  • Introdução de novas tecnologias
  • Planejamento para aumentar eficiência no uso de água, energia e outros recursos

Os gerentes de facilities também passaram a exercer um papel cada vez mais importante, como verdadeiros estrategistas de serviços. É função deles coordenar condomínios empresariais, complexos hospitalares ou centros educacionais, trabalhando para que a infraestrutura opere com máxima eficiência.

No próximo artigo vamos trabalhar com exemplos e explicar melhor o que são os serviços de facilities. É só acompanhar o blog! 😉

Um novo facility management

Com o amadurecimento do mercado, os serviços de facilities têm se tornado mais sofisticados, expandido-se para cada vez mais áreas e incorporado mais funções, como logística, alta tecnologia, estratégia e prevenção de riscos.

Quer saber ainda mais sobre a importância e o futuro dos serviços de facilities? Veja o que muda no mercado no artigo“A nova era do Facility Management: a sua empresa está preparada?”.